top of page

Ajude uma mãe não surtar | Mommy Burnout

Atualizado: 1 de jun. de 2023

Você já ouviu falar sobre Mommy Burnout?


Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre a síndrome de Burnout que é, principalmente, resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade e do excesso de trabalho. Os sintomas desse distúrbio emocional são exaustão extrema, estresse e esgotamento físico. Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros.


Traduzindo do inglês, "burn" quer dizer queima e "out" exterior. A união dos termos é melhor traduzida por algo como “ser consumido pelo fogo.


Essa síndrome pode afetar todas as pessoas que executam tarefas desgastantes e possuem excesso de trabalho. Lembrou de alguém? Acho que você pensou na "Mãe" e em sua jornada tripla. Pois é, nos Estados Unidos já se usa o termo Mommy Burnout para se referir à ansiedade e estresse de mães sobrecarregadas em sua rotina materna.


Sentir-se cansado ao final de um longo dia é natural, desde que a exaustão não vire algo constante, atrapalhando as demais atividades e fazendo com que a mãe perca seu interesse e motivado por coisas que antes gostava de fazer.


Assim como no Burnout profissional, o quadro acontece mais comumente com mães que se cobram demais para atingir uma meta irreal de “maternidade perfeita”. É impossível ser uma mãe 100% boa em 100% do tempo.


Além do esgotamento constante, o Mommy Burnout também vem acompanhado de outros sintomas, como irritabilidade, falta de interesse, motivação e propósito, falta de prazer no cuidado com os pequenos e pequenas, além de pensamentos negativos queridos.


Claro que esses sintomas podem fazer parte de nossas vidas em determinados momentos, por isso é preciso atenção à intensidade e frequência desses sentimentos para saber quando é o momento de buscar ajuda profissional.


Então, se você é mãe busque sempre pedir ajuda e entender seus limites.


Se você está próximo de uma mãe, salve esse post para sempre lembrar como ajudá-la a não surtar.📝


Se cada fizer sua parte, a rotina de cuidados pode ficar mais leve!



Bejinhos da Flá 🥰



Referências:





4 visualizações0 comentário

Comments


Nossas peças

bottom of page