É preciso aprender a amamentar.
Crescemos e acreditamos que uma mulher quando engravida ganha um super poder de ser mãe, de amamentar, de cuidar da criança.
Mas, quando nos deparamos com a realidade, vemos que não é bem assim.
Talvez pior do que isso, nos frustramos muito quando não conseguimos ou "erramos".
Aprendemos que amamentar e ser mãe não vai acontecer naturalmente, sem ajuda ou num passe de mágica, não é bem assim.
Assim como uma criança precisa de estímulos para aprender a andar, falar e comer, as mamães também precisam aprender sobre a fase da amamentação.
Como li certa vez: "A amamentação não é automática. Ela não é inata ou instintiva nos mamíferos humanos. É instintiva no cachorro, na girafa, no golfinho, mas nós perdemos a cultura da amamentação. Essa tecnologia era passada de mãe para filha, de irmã para irmã, de comadre para comadre, de vizinha para vizinha. Mas agora o estilo de vida urbano fez com que a gente perdesse esse contato."
Há muitas mulheres que nunca viram outras amamentando, e isso quebra o conhecimento.
É por isso que hoje em dia há movimentos, grupos e ações para falar sobre amamentação, para que as mulheres aprendam e sejam estimuladas a vivenciar esta fase da melhor maneira.
É claro que toda mulher pode amamentar, mas é preciso conhecimento, apoio, acolhimento e um ambiente propício para isso.
Então, se você está gravidinha ou é lactante e está com dificuldade, lembre-se de buscar conhecimento, ajuda e apoio para que essa fase seja bem vivida tanto por você, quanto para o seu bebê.
E entenda com essa fase de que não sabemos de tudo e que você não precisa ser perfeita, até porque, só Deus é perfeito.
Beijinhos da Flá. 🥰
Comentarios