top of page

Outubro Rosa: vencer o câncer me fez reflorescer

Atualizado: 25 de out. de 2021



O Outubro Rosa é, desde os anos 90, o período dedicado, mundialmente, a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Nesse mês quero trazer para vocês o relato da minha amiga e cliente Anna Laryssa, que venceu o cancêr de mama em 2021, e conseguiu reflorescer e ressignificar esse período. Confira essa história emocionante.


Decidi engravidar e descobri o câncer


No ano de 2020, Anna Laryssa que é casada com Ítalo e pais de um bebê nascido para o céu e da Maria Clara de 4 anos, atentos ao desejo familiar de um terceiro filho, decidiu antes de mais nada, realizar os exames periódicos, que estavam atrasados por conta da pandemia.

meses

"Eu já tinha conhecimento do cisto e do nódulo no meu seio, já vínhamos acompanhando, e quando decidi engravidar, descobri que o nódulo tinha aumentado de tamanho. Após os exames descobrimos que era câncer de mama", conta Anna Laryssa em uma live no seu perfil do Instagram (@annalaryy).


E continua: "O exame periódico, se tocar e, o mais importante: cuidar da saúde e da alimentação, é o que realmente importa. Nunca tive uma alimentação boa, sempre sofri com as oscilações de peso. Eu não me importava muito com a saúde. Sempre ouvi aquela frase: 'Paz, sucesso, saúde...' que pra mim, não fazia sentido, até que chega o momento onde você perde a saúde. Não quero dizer que, o fato de ter hábitos alimentares ruins, foi o determinante para o meu caso de câncer, mas, tenho certeza, que contribuiu".


A Anna tem feito vídeos ao vivo no seu perfil do Instagram, onde conta como viveu esse momento, além de dicas para bem viver, vale a pena conferir.


9 meses de tratamento


Quando recebi a notícia do câncer da Lary, no dia 26/11/2020, me lembro que fizemos uma chamada de vídeo com as melhores amigas. Ela começou dizendo que queria falar com todas juntas porque era um assunto delicado, que ainda estava sendo digerido e que, por isso, queria falar só uma vez. Claro que, é uma notícia que ninguém espera receber, mas, ao meu ver foi um momento muito positivo e acolhedor. Tínhamos muita fé que a Lary sairia curada.


O mais simbólico daquela conversa, foi quando Anna disse: "O tratamento durará 9 meses, o tempo de uma gestação".


Os dias passaram com muitos cuidados, além de todos os cuidados familiares, um grupo de profissionais de saúde acompanhou o tratamento da Anna: Oncologista, nutricionista, psicóloga, mastologista. O tratamento seguiu com a quimioterapia mais pesada, chamada de vermelha, e depois sessões leves, chamadas de quimioterapia branca. Após isso, em 30/06, foi feita a mastectomia dupla, que é a cirurgia para remoção das duas mamas, e inclusão da prótese mamária. No caso da Anna, foi indicado a mastectomia dupla como forma de evitar um próximo caso.


"Muitas mulheres com câncer de mama no estágio inicial podem escolher entre cirurgia conservadora da mama e mastectomia. A principal vantagem da cirurgia conservadora é que mantém a maior parte da mama. Mas, na maioria dos casos, será necessário fazer radioterapia. As mulheres submetidas a mastectomia para câncer em estágio inicial nem sempre têm indicação de radioterapia." - Texto extraído do site Oncoguia.


Mudança de vida


"Não tem como passar por uma situação como essa e sair a mesma pessoa", declara Anna em uma de nossas conversas. É muito impactante vencer uma situação que, em muitos casos não existe chance de vida. Tem que ser transformador!


"Retornei com as atividades físicas, me sinto mais disposta para brincar com a minha filha, para cuidar da minha casa, da minha vida, atenta a alimentação, estou mais feliz! Inserida novamente na minha vida e vendo mais possibilidades, dando valor ao que realmente importa: minha família. Por eles eu quero ficar melhor a cada dia. Participo novamente da missas diárias. Alimentando o corpo e a alma!"


"Planejamento e cuidado ao longo da vida são a receita para vivermos mais e melhor. Inclua sua saúde na lista de prioridades. Avalie os hábitos de prevenção do câncer e demais doenças crônicas: como alimentação adequada, boas noites de sono, prática de exercícios físicos, relacionamentos sociais saudáveis e atenção ao nível de estresse." - Orienta Dra Lilian Arruda

Reflorescer


Quando recebi, aqui na Rosa Formosa, o Vestido Longo Ciganinha, vi a Laryssa nele! Um vestido delicado e com grande presença e, nessa cor, terracota, que me lembra a história da Fênix (a ave que nasce de suas cinzas), na hora pensei: "o nome do vestido é Laryssa!"


Quando contei pra Lary, que também é fotógrafa e tem um olhar ímpar, ela já se apaixonou e imaginou um registro lindo. Para ressignificar o momento, fizeram um ensaio lindo, de onde vem essa foto incrível!


Eu vejo a fênix, e vocês?



Se toque


"Se toque!" Pode parecer uma dica clichê, mas tenha certeza que, estar atenta ao seu corpo, as transformações que acontecem, pode fazer a diferença. Se esforce para manter o exames de rotina, verdadeiramente na rotina e tente colocar a saúde em primeiro plano, às vezes é difícil, eu sei, mais é necessário e, merecido!


Se você gostou dessa matéria deixe o seu comentário abaixo e me ajude a transformar esse espaço.


E se você ficou interessada no Vestido Laryssa, o link está logo abaixo.


Beijos da Flá

Comments


Nossas peças

bottom of page