top of page

Qual a origem da "Black Friday"?

O que mais ouvimos no mês de Novembro, e o que muitos esperam, é a Black Friday: aquele dia onde muita empresas colocam seus produtos com descontos irresistíveis, ou nos fazem acreditar nisso. Mas você já pensou ou ouviu sobre a origem desse termo?


Eu, como sou muito curiosa, já fiz algumas pesquisas e quero compartilhar com você, se liga:


O que a maioria de nós sabe é que a Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro e que sucede o dia de Ação de Graças Norte-Americano. Mas porque será que se chama "Black Friday"? Seria como a nossa Sexta-feira 13 de Agosto?


 

O primeiro relato sobre isso é do século XIX, em um período em que os investidores perceberam uma queda significativa do preço do ouro e se viram diante de uma enorme crise econômica. Nesse momento eles haviam adquirido o ouro num preço bem alto e não conseguiram revender, sendo assim o termo "black" entra para designar a quebra das empresas naquele momento.


 

Outra história conta que, nos anos 1960, os policiais da cidade de Filadélfia usavam o termo Black Friday para se referir à sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. É que no sábado acontecia um clássico do futebol americano universitário – o do time da Academia do Exército Americano (Army Black Knights) contra o da Academia da Marinha (o Navy Midshipmen).  A cidade ficava abarrotada ainda na sexta, já que vinha gente de carro do país todo – o trânsito virava um caos e os policiais não tinham descanso na sexta. Black Friday.

Quem se aproveitava da confusão eram os comerciantes. Eles usavam o movimento para fazer promoções e atrair os clientes. Começava a tradição. Mas o termo, e as promoções pós-ação de graças, só se popularizaram mesmo no resto dos EUA depois dos anos 1980.


 

Também existe uma coincidência linguística: na época em que os comerciantes anotavam os lucros e prejuízos das lojas à mão, a tinta vermelha era usada para os prejuízos; a preta, para os lucros. Então, a sexta-feira depois da ação de graças passou a ser vista como uma oportunidade para que as empresam vendessem mais e "ficassem no preto". Aqui no Brasil, normalmente, usamos "ficar no azul".


 

A Black Friday, como a conhecemos atualmente, só veio se popularizar no restante dos Estados Unidos após 1980. A partir dessa data, os lojistas passaram a encarar o dia como uma oportunidade para aumentar as vendas e os lucros. O Dia de Ação de Graças, por exemplo, também tem relação com o período de consumo, sendo considerado o evento que marca oficialmente o início das compras de fim de ano.




Black Friday no Brasil


No Brasil, o evento se popularizou em 2010 e tem sido importante para as pessoas que não têm a chance de morar fora para aproveitar o período de descontos.

Na Black Friday, com as lojas oferecendo promoções e liquidações que podem chegar aos 80%, muitas pessoas aproveitam para comprar produtos e serviços pagando bem menos do que no restante do ano. Ter um dia de compras no final de novembro, portanto, é uma excelente oportunidade para antecipar as compras de Natal e presentar seus entes familiares a um valor mais em conta.


 

Pink Week


A Rosa Formosa aproveitou essa data, que tem se popularizado mais no Brasil, para divulgar os itens que já estão em promoção na loja, e incluindo um termo que faz mais parte do contexto do projeto. Aqui chamamos essa semana de: Pink Week!


Por aqui temos uma opção, chamada "Bazar", onde nossos produtos estão com preços imperdíveis.

E sim, essa é uma grande oportunidade para comprar produtos de alta qualidade e usabilidade, por um preço bem acessível.



Venha conferir.


Beijos da Flá


 

Referências


1. Revista Super Interessante online, pesquisado em 23/11/2021


2. Blog da Cultura Inglesa, pesquisado em 23/11/2021





14 visualizações0 comentário

Commentaires


Nossas peças

bottom of page