top of page

3 Dicas de Ouro na Amamentação

Atualizado: 23 de mai. de 2022

Normalmente quando estamos grávidas não pensamos muito sobre a amamentação, não é verdade? Além disso, somos cercadas por crenças e fantasias de que o bebê nascerá sabendo mamar ou que amamentar é algo simples e que não precisa de cuidados especiais.


Hoje quero trazer pra você alguns pontos importantes que a gestante deve pensar no seu pré-natal ligados a amamentação. São eles: preparação das mamas, conchas e sutiã de amamentação.

O apoio e o acolhimento da família e dos profissionais nesse momento é muito importante e pode ser o fator decisivo para um amamentação efetiva. Amamentar é mais que instinto! Para que isso aconteça é preciso dedicação, não é algo fácil e podemos e devemos contar com a ajuda profissional sempre que necessário.


Preparação das mamas


Quem nunca ouviu que para uma amamentação eficaz é necessário preparar o bico do seio?

Há 10 anos atrás a orientação da minha obstetra era para que eu esfregasse uma bucha vegetal nos mamilos para deixá-los mais grossos com o intuito de que eles se fortalecessem para o momento da amamentação, evitando as fissuras mamárias.


Nos dias atuais, apesar de ainda existir essa crença popular, essa rotina não é mais recomendada, conforme podemos ler na Cartilha de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar do Ministério da Saúde:

A gravidez se encarrega disso. Manobras para aumentar e fortalecer os mamilos durante a gravidez, como esticar os mamilos com os dedos, esfregá-los com buchas ou toalhas ásperas, não são recomendadas, pois na maioria das vezes não funcionam e podem ser prejudiciais, podendo inclusive induzir o trabalho de parto.

Além do fato de esfregar bucha vegetal nos seios, já sensíveis por conta da gravidez, ser uma prática bem dolorosa, ainda pode induzir ao trabalho de parto, então, fuja dessa!

Conchas


As conchas para formação de bico no período pré-natal não são indicadas e vou te contar o motivo: elas não tem mostrado eficácia, olha só o que diz o Ministério da Saúde:


A maioria dos mamilos curtos apresenta melhora com o avançar da gravidez, sem nenhum tratamento. Os mamilos costumam ganhar elasticidade durante a gravidez e o grau de inversão dos mamilos invertidos tende a diminuir em gravidezes subseqüentes.

Ainda existe um complemento dentro da cartilha:


Nos casos de mamilos planos ou invertidos, a intervenção logo após o nascimento do bebê é mais importante e efetiva do que intervenções no período pré-natal.

Dessa forma, caso a mamãe necessite de ajuda com a formação do bico, isso só de conhecimento após o nascimento do bebê e aí sim poderá contar com o apoio das conchas.


O sutiã certo


Já pensou que o sutiã certo pode fazer a diferença na sua amamentação?

O Ministério da Saúde orienta que:


O uso de sutiã adequado ajuda na sustentação das mamas, pois na gestação elas apresentam o primeiro aumento de volume.

A atenção para o sutiã vai além da sustentação, pois alguns modelos podem, inclusive, prejudicar na produção do leite e no momento da amamentação. Na live "Mitos e Fatos sobre a amamentação" conversei com a Paola Figueiredo, doula e consultora de amamentação, e olha só o que ela disse:

É importante não usar sutiãs muito apertados e que tenham o elástico interno em formato de forquilha, que acabam prendendo a mama e os ductos mamários.

Paola também dá muitas dicas de como evitar a produção desnecessária do leite materno e as fissuras mamárias e você pode assistir na íntegra clicando aqui.


Para conhecer alguns modelos de sutiãs indicados para viver esse momento, basta clicar aqui.



Dica Bônus: Consultoria de Amamentação


Como já comentei nesse post, é muito importante contar com a ajuda de um profissional. Não precisamos sentir dor ou sofrer no momento da amamentação.

Amamentar não é instintivo! É necessário o período de aprendizado da mãe e do bebê: a mãe que irá aprender a amamentar, observando a pega e a posição, e o bebê que irá aprender com as orientações da mamãe como ele deve sugar sem machucá-la.


Algumas vezes apenas dicas simples, como postura correta do bebê, pode ser o divisor de águas na amamentação. O difícil é descobrir onde está o erro e pra isso podemos contar com o apoio de uma consultora de amamentação.


Busque boas referencias pois, em todo meio sabemos que existem bons e maus profissionais.


Se quiser saber um pouco mais sobre amamentação acompanhe as nossas redes sociais, e te convido a assistir as lives já salvas no nosso canal do Youtube clicando aqui,



Se tiver algum dúvida, quiser contar sua experiência, deixe seu comentário, será incrível viver essa troca com você.


Beijos da Flá

4 visualizações0 comentário

댓글


Nossas peças

bottom of page